Rede Circo do Mundo Brasil reúne pesquisadores em debates ao vivo no 7° FCT





A Rede de Circo do Mundo Brasil (RCMBr) realiza no 7º Festival de Circo de Taquaruçu os web-seminários que acontecem em formato de Live nos dias 1, 2 e 3 de julho às 16h, no Instagram e Facebook da Rede e no Youtube do Festival. Os seminários serão apresentados por três importantes pesquisadores da RCMBr que discutirão temas voltados ao Circo Social no contexto da pandemia da COVID 19.



No primeiro dia o seminário será realizado pelo pesquisador chileno radicado no Brasil, Claudio Barría, que é doutor em educação pela UFF e foi o coordenador responsável pelo Pontão de Cultura e Educação Tear (21). Claudio abordará questões sobre “A educação popular e o entrelaçamento com o Circo Social” fazendo um giro descolonial da educação latina americana.


No dia 2 de junho a doutoranda na Unicamp e diretora da Cia Corpo na Contramão (GO), Lua Barreto, da continuidade à programação abordando “Os espaços de formação de circo e a relação com o circo de rua”, tema esse que faz parte de sua pesquisa de doutorado.

E quem encerra a programação do RCMBr no dia 03 de julho, é o pesquisador Marco Bortoleto, que é coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses (Circus) da Unicamp, onde é professor da Faculdade de Educação Física e pesquisas nas áreas pedagógica e tecnológica das práticas circenses. O Tema que Marco Abordará será “As Artes Circenses em tempos de pandemia e as mídias que aproximam”, trazendo para a discussão como utilizar desses espaços para manter as atividades e se adaptando a nova realidade.



Os Seminários fazem parte das ações de formação emergencial que a RCMBr está realizando em parceria com o Circo Os Kacos, visando a qualificação e a reflexão dos arte educadores e comunidade em geral sobre as ações com circo social neste momento de Pandemia.


A Rede de Circo do Mundo Brasil


É uma rede que reúne 22 instituições de 4 regiões brasileiras, que trabalham com educação/ promoção de crianças, mas principalmente de adolescentes e jovens de classes populares e têm como perspectiva mais geral o trabalho educativo, o exercício da cidadania e o resgate das raízes culturais.


A Rede surgiu através da parceria dessas instituições com uma organização não governamental canadense do plano local e internacional, Jeunesse du Monde e da parceria com uma empresa artística do Québec, o Cirque du Soleil. Portanto, desde sua fundação, a RCMBr favoreceu assim as trocas planetárias em torno de uma vontade comum: destacar o potencial dos jovens quanto ao seu próprio desenvolvimento e o seu papel na sociedade.

40 visualizações

Receba as novidades do circo

Circo os Kaco

CNPJ 22.079.443/0001-52
2º avenida, Quadra 45, S/N , Distrito de Taquaruçu
Palmas - Tocantins- Brasil / Cep 77.260-000
oskaco@gmail.com
Prazo de Entrega de Produtos: 15 dias
Produção: Marcela Pultrini +55 63 98101-9711
Direção artística: Kadu Oliviê:  +55 63  98111-9719
Comunicação: Aluísio Cavalcante: +55 35 99253-1973
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Youtube Cinza