Reabertura do Centro Cultural Circo Os Kaco com o Show da Percha

Após 16 meses, o Centro Cultural Circo Os Kaco reabre as portas para receber o grande público.


Centro Cultural Circo Os Kaco reabre suas portas para receber o Grande Público -
Cerd: Circulo Filmes

Depois de passar por 16 meses sem apresentações presenciais, o Centro Cultural Circo Os Kaco reabre suas portas neste sábado, 02, às 20h com a apresentação presencial do espetáculo “Show da Percha” da Cia Circo do Asfalto de Santo André- SP. O Ingresso do espetáculo está com valor promocional de R$ 20,00 (meia) para todos e já pode ser adquirido no site do Centro Cultural ou na portaria do evento. O espaço receberá o público seguindo todas as medidas de protocolo de segurança da OMS com até 70% da capacidade do local, conforme o decreto municipal em vigor.


A ocasião marca a reabertura do espaço para o público que poderá conferir as melhorias, novas estruturas e instalações do Centro Cultural que, com suas portas fechadas durante a pandemia, passou por reformas e readaptações de suas infra-estruturas, além de ter aproveitado esse momento para focar na capacitação de seu corpo de circense.


“No início tivemos dificuldades com as paralisações dos eventos e adaptar as novas realidades, mas entendemos que era necessário reinventar. Nós, artistas circenses, não podíamos parar de treinar para que nossa qualidade técnica não fosse afetada”, conta Marcela Pultrini, artista e gestora do espaço. Para Marcela, esse momento de paralisação foi importante para que o espaço passasse pelas restruturações, segundo ela, “Já um bom tempo que o espaço precisava passar por uma reforma, estamos aqui há 6 anos e só agora que conseguimos parar para reestrutura-lo e todo esse processo foi fundamental para proporcionar uma evolução artística e uma ampliação das atividades do circo”.


Para Kadu Oliviê, diretor do Circo Os Kaco, a reabertura do espaço simboliza a resistência da arte. “A pandemia ainda continua e o Circo esta de pé porque ele é símbolo de resistência na sociedade, pois é o lugar onde se é permitido viver e fazer arte e, agora com os avanços da vacinação contra a Covid 19, podemos receber o tão estimado público”. O diretor também nos conta a satisfação em poder reabrir o espaço, “é de grande alegria e satisfação poder reabrir as nossas portas, ainda mais com os parceiros do Circo do Asfalto que também são símbolo de resistência na periferia de São Paulo, nas ruas e nas estradas do Brasil, então sábado o Circo na Serra vai ser um dia especial e imperdível” conclui o diretor animado.


No período que ficou de portas fechadas o circo passou por umr estruturação de sua infra-estrutura - Cred: Tariana Zacariotti

Show da Percha


O espetáculo “Show da Percha”, que marca essa reabertura do Centro Cultural, é da Cia Circo do Asfalto, uma companhia circense paulista formada pelo casal Douglas e Fran Marinho, que pesquisam a arte de rua através da linguagem do circo. O espetáculo surgiu a partir de uma pesquisa sob o resgate de números clássicos de circo e sob a necessidade que o grupo tinha do fazer artístico em espaços não convencionais.


Assim, no Show da Percha os personagens, a Palhaça Francisquinha e o Malabarista Diou, recuperam uma antiga técnica circense. Inspirados em artistas como Gaetan Ribolá (Circo Nerino), Fernando Sampaio e Domingos Montaguner (La Minima), recriam o aparelho da Percha – um tubo longo para ser apoiado no ombro ou na testa do portô enquanto o volante faz evoluções na outra extremidade.


Fizemos uma adaptação para que fosse colocado no alto da percha uma lira, assim levamos um número aéreo para o nosso espetáculo” nos conta Douglas Marinho, o Malabarista Diou, sobre a adaptação que o aparelho passou para o espetáculo.


Para Fran Marinho, a Palhaça Francisquinha, essa apresentação será especial não só por marcar a reabertura do Centro Cultural Circo Os Kaco, mas também por ser a primeira vez que apresentarão o espetáculo ao público de forma presencial depois da pandemia. Segundo a artista, “o ‘Show da Percha’ é um espetáculo que a gente criou faz alguns anos e já rodou por todo o território nacional, passando por grandes festivais e circuitos giratórios de sescs e de todos esses lugres. É um espetáculo consagrado e o queridinho da Cia e, por conta da pandemia, a gente não apresentou mais. Chegamos a apresentá-lo de forma online, mas de forma presencial será a primeira vez após todo esse cenário pandêmico, então estamos um pouco ansiosos e estamos com muita gana e muita vontade de apresentar esse espetáculo”, conclui a artista que, junto de seu companheiro de cena, se preparam para subir no picadeiro do Centro Cultural Circo Os Kaco nesse sábado, em Taquaruçu.



O Show da Percha marca reabertura do Centro Cultural Circo Os Kaco Cred: Divulgação Circo do Asfalto

Ficha Técnica do espetáculo: Elenco: Douglas Marinho, Fran Marinho Direção Geral: Circo do Asfalto Direção de Números: Victor Tomate Avallos Preparador físico e técnico em percha: Nelson Araujo


Serviços:

O quê: Reabertura do Centro Cultural Circo os Kaco com o “Show da Percha”;

Quando: 02/10/21 às 20h;

Onde: Centro Cultural Circo Os Kaco, 2º avenida, Quadra 45, S/N. Distrito de Taquaruçu. Palmas – TO;

Quanto: R$ 20,00 promocional (meia para todos adultos e crianças).

A Cia apresenta o espetáculo pela primeiro vez ao público presencial após a Pandemia da Covid 19. - Cred: Divulgação Circo do Asfalto
3 visualizações0 comentário