Palhaço Piruá e a busca pela #felicidade

Por Ana Elisa Martins


Esse ano o 7º Festival de Circo de Taquarçu será de maneira experimental e 100% digital, alternativa para contribuir com a prevenção e o combate ao COVID-19. Uma das atrações será o espetáculo “Piruá de Circo” do Palhaço Piruá Parnamirim (RN) no dia 04 de julho a partir das 16h. A apresentação será no canal do Festival no Youtube, com colaboração no chapéu antecipada no aqui.


O espetáculo “Piruá de Circo” conta a história do palhaço Piruá que diante de uma crise de reconhecimento, condenado ao fracasso, decide montar seu próprio circo para alcançar o sucesso. Ele se coloca no papel dos grandes artistas circenses apresentando números de malabarismo, equilibrismo, magia e ciência com objetivo de se tornar popular nas redes sociais e alcançar mais de um milhão de seguidores. Porém suas façanhas nem sempre dão certo e para a surpresa do público, no “último número de sua vida”, Piruá descobre que a felicidade não tem nada a ver com a popularidade nas redes sociais.


Para Rodrigo Goulart Bruggemann ( no Youtube, no Insta) o artista por trás do palhaço Piruá, o espetáculo traz a reflexão sobre o uso das redes sociais como a busca da felicidade; “Às vezes a gente pode cair no engano de que a quantidade de seguidores, a quantidade de curtidas e tudo mais, vai fazer o diferencial da gente ser um ser humano decente ou feliz nesse planeta. E não é bem isso. Claro que hoje, nesse meio artístico, ajuda bastante a gente ser reconhecido, a gente ser visto a gente estar se distribuindo, vamos dizer assim, para mais pessoas. Mas não é x da questão que é a gente estar bem com a gente mesmo. Então esse foi um mote que eu encontrei para levar todo esse espetáculo. ” Diz Rodrigo.


Rodrigo nos conta que o espetáculo circula desde 2019, e hoje, tendo que trocar o picadeiro das ruas pelo picadeiro online torna a mensagem do espetáculo mais pertinente. “Nessa situação da quarentena que estamos todo mundo em casa, todo mundo mergulhado nas redes sociais, na internet, em fim a vida social presencial praticamente não está existindo, então a gente tem que tomar muito cuidado para que isso não seja a prioridade da nossa vida”. Mas nem tudo é negativo, para Rodrigo, essa situação também trouxe oportunidades de contatos e aproximações: “Através das redes a gente consegue sair de um nicho da nossa região e expandir para o mundo, outras pessoas. Como o próprio Festival de Circo de Taquaruçu, sempre tive vontade de participar, mas eu moro no Rio Grande do Norte e o festival é feito na raça, não tem muita grana para bancar a ida e volta, cachê e tudo mais. Agora estou tendo a oportunidade de estar aí com vocês fortalecendo, apesar de ser virtualmente. Mas de uma certa forma estamos estreitando laços para que num momento futuro a gente possa estar juntos presencialmente. Antes disso estava mais difícil, as pessoas não estavam vendo essas ferramentas como uma possibilidade também de fazer trocas artísticas. ”


E por fim, Rodrigo fala da adaptação do espetáculo para forma online e o que o público pode esperar dessa experiência: “Posso dizer que é um espetáculo que eu transformei, fiz uma releitura da forma de apresentação para o formato virtual fazendo algumas adaptações, onde esse olhar, essa comunicação se faça para o internauta, para a pessoa que estar do outro lado me assistindo e deixa uma reflexão, um questionamento. É um espetáculo muito bonito, eu gosto muito dele e espero que as pessoas se emocionem. O público pode esperar emoção, e quando a gente fala em emoção, as pessoas pensam: ”há palhaço, emoção riso” e não é só o riso, ele causa emoções diversas, o riso, o espanto, a coragem, o medo, a tristeza, a compaixão... A emoção vem de todas as formas tudo isso está envolvido nesse espetáculo. ”


Os ingressos para assistir ao vivo o espetáculo “Piruá de Circo” já estão disponíveis com valores a partir de R$ 5,00 na bilheteria online do Festival. A apresentação será ao vivo no dia 04 de julho.


20 visualizações

Receba as novidades do circo

Circo os Kaco

CNPJ 22.079.443/0001-52
2º avenida, Quadra 45, S/N , Distrito de Taquaruçu
Palmas - Tocantins- Brasil / Cep 77.260-000
oskaco@gmail.com
Prazo de Entrega de Produtos: 15 dias
Produção: Marcela Pultrini +55 63 98101-9711
Direção artística: Kadu Oliviê:  +55 63  98111-9719
Comunicação: Aluísio Cavalcante: +55 35 99253-1973
  • Ícone do Instagram Cinza
  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Youtube Cinza