8° FESTIVAL DE CIRCO DE TAQUARUÇU ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINAS

#artedosbastidores #oficinasFCT #festivaldecircodetaquaruçu



Este ano o Centro Cultural Circo Os Kaco convidou três mulheres profissionais de diferentes áreas técnicas dos bastidores para compartilharem seus conhecimentos através de oficinas online gratuitas. As inscrições vão até o dia 8 de dezembro e devem ser feitas no site.


Com o tema #ArtedosBastidores , a 8ª edição do Festival de Circo de Taquaruçu acontece de 9 a 12 de Dezembro de 2022 e abre as inscrições para a série de oficinas online. Esse ano a proposta é explorar as profissões e habilidades relacionadas ao backstage e três mulheres foram convidadas para compartilhar seus conhecimentos nas áreas de Áudio, Iluminação e Direito autoral nas plataformas digitais.


A primeira oficina, “Noções básicas de áudio”, acontece no dia 9 de Dezembro.

e será ministrada por Kênia Feitosa, técnica de áudio que atua no mercado há mais de 20 anos e possui uma vasta experiência sobre o assunto. Kênia está à frente da C A P Feitoza Prestasom, empresa que atua na montagem, organização e logística de palcos. O objetivo da oficina é mostrar para o participante como usar um equipamento de som da forma mais adequada, desde ligar o aparelho até a mixagem.


“Todo mundo tem um sonzinho, mas não é todo mundo que sabe ligar, colocar um microfone da melhor maneira possível, mixar o microfone, até mesmo o áudio para uma apresentação. Qualquer pessoa está apta a aprender, basta querer e ter vontade, então vou falar sobre como montar, como funciona um sistema de som até chegar ao autofalante e todo esse processo de utilização do equipamento”, ressalta a Técnica.


A segunda oficina, “Sensibilização e introdução à luz da cena”, acontece no dia 10 e fica por conta da Iluminadora Lara Cunha. Natural do Espírito Santo, Lara reside atualmente no Rio de Janeiro e possui 19 anos de experiência em coordenação de montagens, operações, adaptações e criações de luz. Coordenou montagens de Aurélio de Simoni, Paulo César Medeiros, Maneco Quinderé e Nadja Naira. Integrou as equipes de coordenação técnica dos festivais internacionais TEMPO Festival e Anjos do Picadeiro.


Para a iluminadora a expectativa é de que a turma seja bem diversificada em experiência, idade, gênero e já adiantou os principais pontos da oficina onde trabalhará o básico da iluminação, mas de forma que amplie o olhar do participante, “A ideia é olhar, abrir um pouco a percepção para a iluminação, tanto natural quanto artificial, e a partir de uma observação de fotografias, de quadros, pinturas e da própria luz natural dentro de casa e na rua. A gente vai discutir alguns conceitos e vocabulários da iluminação cênica, passando um pouquinho por equipamento, ângulo e conceito de luz e sombra” finaliza.


A terceira e última oficina será no dia 11 com o tema Direito Autoral e Plataformas Digitais com a advogada, produtora cultural e escritora de livro infantil, Maria Claudia D´arcadia de Poços de Caldas. Cacá, como gosta de ser chamada, falará um pouco sobre os conceitos de direito autoral e direito de propriedade Intelectual e prós e contras de utilizar as plataformas como meio de se apresentar, “As plataformas digitais cresceram muito nos últimos anos e as manifestações artísticas nelas também, mas nem tudo são flores. Elas apresentaram grandes entraves nesse período, dentre eles os direitos autorais. Por muitas vezes obras foram retiradas do ar sem nenhuma chance de defesa e sem aviso prévio porque poderia conter obra de outros autores e isso acabou transtornando mais ainda a vida da classe artística e é sobre isso que a gente vai falar na oficina”. encerra Cacá.


Serão oferecidas 20 vagas para cada oficina, as inscrições podem ser feitas pelo link: OFICINASFCT8 até o dia 8 de Dezembro ou enquanto houver vagas. As oficinas iniciam sempre às 14h com cerca de 2 horas de duração pela plataforma zoom.


O 8° Festival de Circo de Taquaruçu foi selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural e é uma realização do Centro Cultural Circo Os Kaco.


16 visualizações0 comentário