CIRCO OS KACO ESTREIA ESPETÁCULO “MICÉLIOS” DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO PERMACIRCO

#CentroCulturalCircoOsKaco #ConexãoMudacerrado

Em 2021 o Centro Cultural Circo Os Kaco completa seis anos dos trabalhos de investigação sobre modelos sustentáveis de organização circense. Para celebrar esta trajetória a organização sediada em Taquaruçu receberá convidados de várias partes do país para debaterem, ensinarem e aprenderem alternativas para a autossustentabilidade de base comunitária para empreendedores sociais, artistas, profissionais liberais, agricultores, artesãos e construtores.

Foto: Marina Marques


As aprendizagens construídas ao longo dessa história levou a organização social sediada em Taquaruçu a desenvolver o Permacirco, um conjunto de práticas que buscam a autossuficiência dos coletivos culturais e movimentos sociais quanta a criação artística, a produção de alimentos, a construção e ao tratamento da água e do lixo. Ao longo desses anos muitos profissionais de diversas áreas, universidades, coletivos artísticos contribuíram com os experimentos desenvolvidos na unidade demonstrativa de bioconstrução, agrofloresta e permacultura criada no Centro Cultural. Neste final de semana, vários destes parceiros estarão em Taquaruçu para compartilharem seus saberes e ainda motivar a mobilização da comunidade local para a ampliação de uma rede de desenvolvimento sustentável.

Na sexta (26) os parceiros da Muda Outras Economias, a Cia Boca do Lixo e o Instituto Arandú apresentam aos interessados a plataforma MUDA, que estimular e possibilita a novas relações econômicas a partir de uma moeda complementar e de uma rede de atores. Será uma oportunidade para empreendedores locais, artesões, artistas, produtores rurais e profissionais liberais conhecerem esta comunidade e suas ferramentas. A participação é gratuita. A programação da sexta contará ainda com as vivências Adventure Circus, com Kadu Oliviê, Fitoterapia Tradicional, com Derik Rezende e Permacultura com Dennis Margera e Angelo Medeiros.

Estreia do espetáculo “Micélios”

No sábado é dia de programação artísticas com intervenção circense, show musical e a grande estreia domais novo espetáculo da Cia Circo OS Kaco, “Micélios”. A produção é resultado da formação de artistas profissionais de circo, coordenada por Kadu Olivê ao longo de 2021.

““Micélios” é o resultado de um trabalho que vai muito além da técnica circense, pois durante a formação desses alunos fomos fundo na nossa relação com a natureza, com o nosso território e, principalmente, nas reflexões sobre o modelo de desenvolvimento econômico pautado pelo lucro, pela desigualdade social e pela destruição ambiental”, destaca Olivê, dizendo ainda que o espetáculo é um convite a estas reflexões.

Uma das experiências criativas para a produção de “Micélios” foi a Arte-Corpo Bambu, uma metodologia para criação de aparelhos acrobáticos e criações artística que tem profunda relação com a permacultura e as sabedorias milenares do uso do bambu. Os alunos do Circo Os Kaco experimentaram desde a colheita e o tratamento da planta, até os laboratórios para a criação de dois aparelhos acrobáticos que serão apresentados no espetáculo.

Toda essa reflexão construída na prática reflete na criação artística, na dramaturgia, na composição dos números, cenário, figurino, luzes e na trilha sonora original criada para o espetáculo. A direção e cenografia é de Kadu Oliviê, preparação teatral, Fernanda pimenta, figurinos e preparação de atores, Iago Araújo, iluminação, André Rodrigues, composição e produção musical, Felipe Xiko e os artistas Vitoria Feitosa, Beatriz Carreira, Isadora lira, Rayanne dos Santos, Letícia Evelyn, Nahuel Jaliff, Jairo Cruz, Rafael da Fonseca e Edson Elias.

A programação inicia às 19h, com ingressos vendidos a 20$, crianças até 5 anos pagam R$10. Os ingressos podem ser adquiridos no site oskaco.com .

4 visualizações0 comentário